A verdade sobre a revolução Cubana

sábado, 11 de setembro de 2010 às 10:25

     A revolução Cubana foi um movimento armado comandado por Fidel Castro contra o ditador Fulgencio Batista. O governo de Fulgencio é marcado pela corrupção e a violência, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos, tinha grandes desigualdades sócias, grande parte da população vivia na pobreza.
     Em 1957 então, Fidel Castro e um grupo de combatentes, combateram as forças do governo e vários guerrilheiros morreras ou foram presos.Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram e continuaram na ilha a lutar com o grupo pequeno. Começaram a usar transmissões de rádio para divulgar as idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana e isso foi importante na tomada do poder, em 1959.Começa ai por em ação o socialismo, Fidel tomou varias medida em cuba, como: Nacionalizou os bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política na ilha, não dando espaço para qualquer partido de oposição. Antes do triunfo da revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%, hoje o analfabetismo não chega a 1%, metade da população possui um nível superior, hoje cuba tem um IDH elevado, a expectativa de vidas chega aos 79 anos, à taxa de mortalidade infantil é uma das melhores da America, só ficando atrás dos EUA e do Canadá, 85% da população tem sua casa própria e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais. Sem duvidas Cuba é um exemplo a se seguir.
     Nos dias atuais, Cuba sofre acusações falsas principalmente dos EUA de não ter direitos humanos, a direita financia muitos mercenários contra a revolução cubana, pois Cuba irrita os países capitalistas que gostam de exploração, mas Cuba é um exemplo de resistência contra o imperialismo, um exemplo é a blogueira, Yoani Sánchez uma mercenária que denigre a Revolução Cubana e fomenta a subversão interna, ela estar associada a grupos de extrema-direita.
     Se Cuba mudar seu sistema socialista para um sistema capitalista certamente o pais vai acabar como o seu vizinho Haiti, um exemplo da exploração do capitalismo selvagem que não se importam com a fome, com os direitos do homem, querem abocanhar o globo, dividir em poucos o bolo, deixando migalhas pro resto da gentalha não vêem seres humanos e os seus valores.

1 Responses to A verdade sobre a revolução Cubana

  1. Caio Nijam Says:

    Acredito na reforma social das nações; mas quando se usa da força bruta, não funciona. Só afugenta os poderosos (capitalistas) e eles voltam com mais força, mais preparados... Penso que a revolução deve mesmo ser a intelectual. Preparar e ensinar as pessoas a pensar, mas sem fazer alarde. O grande mal está em dizer antes de fazer. Daí nunca se vence uma guerra social.

Postar um comentário

Difusão Social | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates